Higiene no Trabalho

HIGIENE NO TRABALHO

Quando se fala em Higiene, por norma, associamos imediatamente a limpeza, contudo, nas Organizações o conceito é mais abrangente, sendo um tema cada vez mais considerado pelas empresas em Angola.

Em contexto Organizacional falamos de Higiene e Segurança no Trabalho, pois trata-se de um tema que aborda as práticas e medidas adotadas para garantir a saúde, segurança bem-estar dos trabalhadores em ambiente laboral.

As organizações têm necessidade de adotar normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A Higiene e Segurança no Trabalho envolve um conjunto bastante alargado de aspetos, desde a limpeza e organização do local de trabalho até ao controle de agentes químicos, físicos e biológicos, com o objetivo da prevenção de acidentes e lesões, passando pelo estudo da Ergonomia e a própria promoção de condições saudáveis de trabalho no geral.

A importância da higiene no trabalho nas organizações é consensual e abrange várias áreas da Organização, nomeadamente:

  • A saúde e bem-estar dos trabalhadores: Onde a higiene adequada no ambiente de trabalho tem por objetivo principal proteger, e preservar, a saúde dos funcionários. Ao implementar medidas de higiene, as Organizações promovem condições de trabalho seguras, minimizando a exposição a substâncias tóxicas, agentes biológicos e outros riscos ocupacionais. Isso contribui para prevenir doenças ocupacionais, como problemas respiratórios, dermatológicos, auditivos e musculoesqueléticos, melhorando o bem-estar físico e mental dos colaboradores.
  • Redução de acidentes e lesões: A implementação de práticas de higiene no trabalho visa identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no ambiente laboral. Isso inclui a análise de perigos, a implementação de medidas de proteção, a realização de formações e a consciencialização dos trabalhadores. Ao adoptar essas medidas, as Organizações reduzem significativamente a ocorrência de acidentes e lesões relacionadas com o trabalho. Essa redução permite um menor hábito de não comparecer, menor rotatividade de funcionários e menos custos associados a acidentes.
  • Cumprimento de normas legais e regulamentações: A higiene no trabalho está sujeita a leis e regulamentos específicos. As Organizações devem cumprir essas normas para garantir a conformidade legal e evitar sanções. Além disso, o cumprimento da regulamentação aplicável demonstra o compromisso da Organização em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, contribuindo para uma boa imagem corporativa perante os órgãos fiscalizadores, clientes, fornecedores, investidores e a sociedade em geral.
  • Aumento da produtividade: Um ambiente de trabalho saudável, seguro e limpo tem impacto direto na produtividade dos funcionários. Quando os colaboradores se sentem protegidos, valorizados e têm acesso a condições de trabalho adequadas, há um maior compromisso e motivação, por parte destes, com feitos positivos nos índices de produtividade da Organização. Além disso, a redução de doenças profissionais e acidentes de trabalho resulta numa diminuição do absenteísmo, garantindo a continuidade das atividades evitando-se assim interrupções indesejadas.
  • Imagem corporativa positiva: A preocupação com a higiene no trabalho reflete a responsabilidade social da empresa e seu compromisso com o bem-estar dos funcionários. Organizações que priorizam a saúde e segurança no ambiente laboral são percebidas de forma positiva pela sociedade, o que pode fortalecer.

É essencial que as Organizações adotem uma abordagem proativa na implementação e manutenção de práticas de higiene no trabalho. Tal inclui a criação de programas de formação e prática on-job regulares, análise e avaliação contínua de riscos laborais, e correspondente definição de medidas de proteção e minimização dos riscos identificados, além da participação ativa dos colaboradores em todo o processo. Ao priorizar a higiene no trabalho, as Organizações estão a investir no seu maior ativo: as pessoas.

É, pois, imperioso que as Organizações reconheçam a importância da higiene no trabalho e se comprometam a criar um ambiente saudável, seguro e produtivo para todos os seus colaboradores. Ao fazê-lo, estarão a construir uma cultura de segurança de pessoas e bens, de responsabilização e respeito, que não apenas beneficia individualmente os colaboradores, mas também impulsiona o sucesso e a sustentabilidade das organizações a longo prazo.

Partilhar:
Mais Artigos: